segunda-feira, 29 de março de 2010

Funchicória

É claro que já tinha ouvido falar da funchicória, mas como também já tinha lido que não há comprovação científica da sua eficácia e que os pediatras não são lá muito favoráveis, não achava que valia a pena.

Mas depois de muito sofrimento do Murilinho com as cólicas, resolvemos tentar. Não é que o troço é mesmo maravilhoso? Ele simplesmente para de chorar quando a gente bota o pozinho na chupeta! Que loucura!

Aí fui fuçar na internet e achei a crônica abaixo. Pelo que entendi, o autor é o David Coimbra - é importante dar o crédito, né?


O filho dopado

Funchicória é doping. Só pode. Se você não sabe o que é funchicória, de nada. Porque vou lhe fornecer agora informações pelas quais você me agradecerá com o peito soluçante e os olhos marejados. Preste atenção: funchicória, cara! Funchicória é do que você precisa!

Em primeiro lugar, o que é funchicória: é um pozinho feito a partir de uma combinação de funcho com chicória, que, como você sabe, são plantas. Esse pozinho vem em um pequeno pote de plástico e é comprado em qualquer farmácia. Quando um nenê chora, basta passar o bico no pó e enfiá-lo na boca da criança. Pronto. O gritedo cessa, o nenê se acalma e o sol volta a brilhar.

Sempre funciona. É espantoso. O meu nenê, eu o tenho tratado a funchicória. Ao primeiro inhé, funchicória, funchicória! E o manto da paz desce sobre o lar. É de tal forma eficaz que comecei a suspeitar. Fiquei pensando: quantas vezes pode-se administrar funchicória a uma criança durante o dia sem que ela se torne uma viciada?

Além disso, o que sentirá o nenê quando experimenta uma dose de funchicória? Olhei bem para o Bernardo numa das tantas oportunidades em que ele estava chupando bico funchicoriado. A expressão no rosto dele era de quem levitava. Era de beatitude. Ou de quem via hipopótamos voadores.

Resolvi fazer a prova. Lambuzei bem o bico de funchicória. Olhei para os lados para conferir se não havia ninguém por perto. Levei o bico à boca. Chupei, chupei, chupei. Caaaaara! Mó barato! Agora entendo o Bernardo.

Comprei uma caixa de funchicória. Ando sempre com meu bico no bolso. Estou ansioso para que o Bernardo cresça logo, para que a gente passe noites nos entorpecendo com funchicória e ouvindo Led. Vai ser tri.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente Fá!!!
O Vagnão também achava que era um "tóxico".... ê pozinho doce milagroso, né?

Linda a foto do Murilo com a boquinha suja! Que bebe lindo! Parabens! Bjs nos 3, Clau