sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A importância das frutas cristalizadas na sociedade atual


Há uns anos, fiz uma pesquisa com uma pequena amostra para atestar a minha hipótese de que ninguém gostava de frutas cristalizadas e que, portanto, elas não deveriam mais ser incluídas nos panetones e bolos doces. Ou, quem sabe, poderiam até deixar de existir.

Para meu espanto, a pesquisa demonstrou que 50% gostava sim das malditas frutinhas. Tive então que me recolher, descontinuar o meu protesto, pois eu não tinha massa crítica para reivindicar.

No entanto, esse ano volto à questão. Acredito que por qualquer respeito à tradição, as pessoas tenham dó de falar mal das frutinhas (assim como quem não tem coragem de dizer que a árvore de Natal do parque Ibirapuera é horrorosa), mas que na verdade não fazem a menor questão da presença delas.

Ou vão me dizer que, diante de um panetone de doce de leite do Havanna, ou de uma torta trufada da Ofner ou ainda aquela obscenidade que é o panetone de bicho de pé do Amor aos Pedaços, vocês ainda vão perguntar: "Cadê as frutas cristalizadas?" ????

3 comentários:

Tati Piza disse...

Olha, Fá, talvez tenha q discordar... eu ADORO as frutinhas cristalizadas!!! Sim, isso é verdade. Verdade tb é q durante algum tempo, por alguma razão, eu odiei uva passa, mas isso tb já passou (hehe), o q quer dizer q hj gosto do panetone assim, do jeitinho como ele é.
Mas será que isso quer dizer q sou das "antigas"? Diante da tentação do panetone de doce de leite do Havana e do de bicho de pé (esse é uma obscenidade meeeeeesmo!), gostar do bom e velho panetone pode causar estranheza?

Fernando disse...

Pois eu concordo,
Ainda que eu goste de uva passa, detesto aquela frutas cristalizadas no panetone!
Viva o chocotone!!!

Tatu disse...

Hey Fá! to aqui descobrindo o blog, mto bacana! eu tô nos 50% que gostam das frutinhas.. pra ser sincera não abro mão do classico panetone e pode ser bauducão da caixa amarela mesmo! ADORO