sábado, 24 de janeiro de 2009

A situação onde a gente se encontra é complicada...

Amigos, quero aproveitar também esse blog para espalhar a minha doutrina do falar e escrever corretamente! Tá, não sou perfeita, também cometo meus erros, mas alguns são imperdoáveis!

Um dos que mais me incomoda é o uso do ONDE como uma enorme muleta que serve pra tudo. Deixe-me dizer: NÃO SERVE PRA TUDO!!! Onde significa lugar, tão e somente! Então, meu rim trinca quando ouço alguém falar "A cliente reclamou do preço do produto, onde que eu expliquei que o valor estava correto" ou "Faremos um concurso cultural, onde as pessoas poderão escrever frases".

E a situação piora quando o AONDE entra na conversa. Quase sempre onde não foi convidado... (onde nesse caso = lugar da frase)

Onde = lugar
Aonde = para onde (simplificando)

Ou seja, desculpe meu melhor amigo Toni Garrido, mas "Aonde você mora" é uma coisa que dói muito...

Aceito sugestões de outros exemplos para escancarar aqui! E viva a Língua Portuguesa!

Aliás, se eu cometer erros nesse blog, podem detonar também!!!

2 comentários:

Tatu disse...

Um prato cheio pra ops...PARA você amiga e, nesta linha tem outros vídeos hilarios!http://www.youtube.com/watch?v=Qbm2w_T4laY

Juliana Costa disse...

Fabíola,

Concordo com vc que muitos brasileiros escrevem e falam português de maneira lamentável!

Conte comigo no seu movimento de apoio à nossa língua.

bjs,
Juliana